Após o tratamento periodontal ou tratamento na gengiva, que pode ser aquele tratamento de raspagem tanto convencional ou cirúrgico, que consiste na remoção de bactérias que são prejudiciais para a gengiva, osso e para os dentes. Feito esse tratamento inicial, será preciso haver um acompanhamento em longo prazo, é o que eu chamo de MANUTENÇÃO PERIODONTAL OU CONTROLE PERIODONTAL.
Vou te mostrar 5 benefícios para fazer a manutenção periodontal.
1. Manter o tratamento periodontal que foi feito:
Ao terminar a primeira fase do tratamento periodontal, o paciente precisa ser reavaliado e deve-se estipular uma data para retorno, que deverá ser mencionada pelo cirurgião-dentista, podendo ser a cada 3, 4 ou 6 meses, dependendo de cada caso, que deve ser avaliada individualmente.
2. Diagnosticar possíveis reincididas:
Recontaminações podem ocorrer, afinal, estamos lidando com bactérias, que são capazes de recolonizar algumas regiões, e quando se faz as manutenções no período estipulado, fica fácil avaliar essas possíveis recontaminações, e de fato corrigi-las, para não evoluírem e continuar danificando as estruturas que dão estrutura e proteção para os dentes.
3. Diagnosticar possíveis problemas que serão mais fáceis de corrigir:
Uma boa manutenção periodontal não irá avaliar e checar somente a parte gengival, mas sim a cavidade oral completa e condições de saúde geral do paciente. Problemas de fratura, oclusão, restaurações inadequadas e processos de cárie são apenas alguns itens que devem ser observados, e assim conseguimos diagnosticar possíveis problemas com muito mais rapidez, provavelmente não serão necessário grandes intervenções.
4. Longevidade de todos tratamentos:
Quando realizamos grandes tratamentos, a primeira situação que o paciente deseja, é mantar aquela condição bucal por mais tempo possível, afinal de contas tudo está funcionando perfeitamente, e a condição bucal está “super” limpa. Mas para conseguir manter a tão sonhada longevidade do tratamento, é preciso fazer as manutenções, e como dito no item 3, se caso necessário realizar os pequenos reparos, desta forma irá conseguir ter um tratamento com longevidade.
5. Boca limpa, saúde bucal:
Quem nunca ouviu a frase a saúde começa pela boca, que realmente é uma verdade, a saúde periodontal/gengival está diretamente relacionada com a saúde sistêmica do paciente. Por exemplo, pacientes com diabetes tem sete vezes mais chance de desenvolverem problemas periodontais. Em pacientes com diabetes descompensados e com quadro de periodontite, o tratamento periodontal pode ajudar a controlar esse diabetes, dentre outras situações que a saúde bucal melhora a condição de saúde geral do paciente.
Portanto estar com sua saúde periodontal/bucal em dia é essencial para ter seu sorriso lindo e saudável.