Muito se fala de sorrisos extremamente brancos, lentes de contato, onde conseguimos mudar a forma e a cor dos dentes definitivamente, de forma rápida e cada vez com menos desgastes dentais.
Isso tudo, é ótimo e nossa odontologia moderna vem se destacando cada vez mais nesse novo cenário, porém ainda precisamos discutir e cuidar dos tecidos que protegem e sustentam os dentes. Pois é, estamos falando de gengiva, nada se adianta de tratamentos reabilitadores ou estéticos se não tivermos saúde periodontal ou peri-implantar.
Saúde periodontal nada mais é do que saúde nos tecidos que estão ao redor de nossos dentes, sem sangramento ou sinal de inflamação, que deve ser identificada e tratada antes de qualquer procedimento reabilitador. Costumo brincar com meus pacientes que: quando vamos construir uma casa, é necessário realizar um projeto, depois é preciso começar a fazer a fundação da futura casa, essa etapa é uma das fases mais importantes de toda construção, afinal se houver alguma falha nesse momento, pode comprometer toda construção futura e as vezes os problemas não acontecem de imediato e sim a longo prazo.
Estou contanto toda essa história, pois é muito similar nos tratamentos gengivais, afinal do que me adianta dentes lindos e perfeitos se não houver tecidos de sustentação e proteção que estejam bons? Futuramente os tratamentos podem começar a ter problemas e quem sabe retrabalhos podem ter que ser feitos.
Da mesma forma quando temos um caso de reabilitação estética, onde iremos trabalhar com lentes de contato e/ou coroas em porcelana, se não houver um planejamento para melhorar ou recuperar a arquitetura gengival, existe grande chance de o trabalho não alcançar as expectativas do paciente.
Portanto, quando falamos em reconstrução do sorriso, obrigatoriamente precisamos avaliar e tratar e perfil gengival para que os dentes (brancos) conversem perfeitamente com a estética vermelha (gengiva), assim conseguimos um resultado extraordinário, onde paciente e profissional irão ficar satisfeitos com o resultado alcançado.