CLAREAMENTO DENTAL, QUEM PODE FAZER?

Quem não gosta de estar com o sorriso bonito e branquinho e poder sorrir sem constrangimento? Pois é, a odontologia estética permite o paciente deixar seu sorriso sempre bonito com o clareamento dental.

Existem duas formas de se realizar o clareamento dental: a primeira, é com confecção de uma placa de silicone flexível que se adapta aos dentes, que chamamos de clareamento caseiro. Esse tipo de clareamento é realizado em casa pelo paciente, que é orientado de como colocar o gel clareador na placa de silicone e o tempo de ação desse gel. O mais recomendado é que o paciente faça o uso dessa placa com o gel clareador no período em que estiver dormindo, pois é preciso ficar com a placa pelos menos três horas e a partir da quarta hora o gel começa a perder sua ação. Portanto nesse período fica mais cômodo para o paciente a sua utilização, mas nada impede o uso da placa com o gel clareador durante o dia, mas o paciente não poderá comer nem ingerir água enquanto estiver com a placa. A concentração do gel clareador para aplicação em moldeira pode ser de 10% a 22%, isso quem definirá será o dentista que estiver acompanhando o caso, portanto é muito importante o acompanhamento desse tratamento por profissional capacitado.

A segunda forma de se realizar clareamento, é no consultório ou chamado de clareamento a laser, que consiste em proteger todos os tecidos moles como mucosa e gengiva, para que o gel clareador, que apresenta maior concentração (35% a 37,5%) possa agir sobre a estrutura dental somente. Esse tipo de clareamento é indicado para pacientes que apresentam maior sensibilidade, pois consegue-se proteger regiões onde se tem maior sensibilidade e com o auxílio do laser o desconforto é diminuído. As secções de clareamento duram em torno de uma hora e a quantidade de secções necessárias irá depender de cada caso.

Para que o clareamento tenha maior eficiência é recomendado realizar uma profilaxia prévia ao clareamento e caso o paciente tenha próteses, restaurações em dentes anteriores ou dentes com tratamento de canal em dentes anteriores, deve ser avaliado previamente, pois nesses casos não terá ação sobre as restaurações ou próteses e em dentes desvitalizados (tratamento de canal), pode-se realizar o clareamento interno desse dente. Portanto, a avaliação do clareamento deve ser feita minuciosamente, e caso, após o clareamento as trocas das restaurações e/ou próteses devem ser feitas para acompanhar a nova cor dos dentes, mantendo assim um sorriso bonito e branquinho.

Palavras-chave: clareamento dental; restaurações; laser; profilaxia; dentista.