PRÓTESES TIPO PROTOCOLO, MAIS CONFORTO E TRANQUILIDADE

Muitos pacientes chegam em nossa clínica com um grande sonho; voltar a sorrir e poder se alimentar com tranquilidade. Essa situação é mais comum do que imaginamos, afinal o Brasil é um dos países com maior número de desdentados do mundo, em contrapartida estamos entre as três melhores odontologias do mundo. Essa discrepância se tornou mais evidente quando nas décadas de 60 e 70, uma onda de extração em massa tomou conta dos consultórios odontológicos. Se não houvesse meios de controlar pequenas cáries ou problemas periodontais, a única alternativa era a extração dos dentes, e muitas vezes as extrações totais eram o único caminho que esses pacientes e cirurgiões-dentistas podiam realizar.

Em vista de todo esse acontecimento, se deu uma grande quantidade de desdentados, e hoje temos que lidar com essa situação tão delicada e reabilitar esses pacientes para que eles possam voltar a sorrir e se alimentarem com conforto e satisfação.

Ao falarmos de pacientes que usam dentaduras ou próteses totais na odontologia moderna, estamos falando de uma prótese que se chama, Prótese tipo Protocolo. Esse tipo de prótese é suportada por implantes que são instalados cirurgicamente nos maxilares (mandíbula e maxila), podendo variar de 4 até 8 implantes dependendo da região que irá receber essa prótese e também o tipo de osso remanescente que esse paciente apresenta.

Após a instalação dos implantes começa a realizar a construção da prótese tipo protocolo, observando e respeitando as características individuais de cada paciente e tentando buscar a maior naturalidade. Ao instalar a prótese ela será parafusada nos implantes previamente instalados, se tornando uma peça fixa e com grande estabilidade e conforto ao paciente.

Mas vocês estão se perguntando, como faço para higienizar essa prótese se ela não sai? A resposta é fácil e não é nenhum bicho de sete cabeças. A higienização continua sendo com escovação e podemos usar alguns dispositivos que auxiliam na limpeza, como por exemplo Superfloss, que nada mais é do que um fio dental com um guia na sua ponta que irá higienizar entre a base da prótese e a mucosa do paciente, e também dispositivos que lançam água com uma pressão maior, também entre a base da prótese e a mucosa, removendo assim boa parte da contaminação. E para que tudo isso fique ainda mais controlado, é necessário manutenções periódicas com o dentista, que irá remover a prótese, higieniza-la e verificar se está tudo bem com os implantes que também recebem uma higienização especifica. Após tudo higienizado a prótese é recolocada e parafusada novamente e o paciente continua com seu sorriso lindo, confortável.

Portanto as próteses tipo protocolo são excelentes alternativas aos pacientes portadores de próteses totais convencionais, proporcionando maior comodidade, tranquilidade e segurança a esses pacientes, sem contar nos resultados estéticos que rejuvenescem e melhoram muito a autoestima dos pacientes.

Palavras-chave: cirurgião dentista; implante; carga imediata; Poços de Caldas; reabilitação oral; prótese tipo protocolo